Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O nascimento das estrelas.

 


A astronomia é a ciência que faz o estudo de corpos celestes no universo, incluindo planetas e seus satélites, cometas e meteoroides, estrelas e matéria interestelar, sistemas estrelares chamados galáxias e aglomerados de galáxias alem de estudar seus movimentos e fenômenos ligados a eles.


Vamos conhecer como as estrelas foram formadas após a ¨suposta¨ explosão do Big Bang, e tentar conhecer melhor o nosso universo.

A região de Rho Ophiuchi pode parecer de primeira vista uma pintura abstrata, mas esta fotografia a cores, é realmente uma zona de deformação de estrelas. O telescópio infravermelho da NASA observando o universo, capturou esta imagem pictórica da região, que é um dos mais complexos de formação de estrelas que estão mais próximos da Terra.


A nuvem da Rho Ophiuchi é encontrada nascendo acima do plano da Via Láctea no céu noturno na divisa entre as constelações de Ofiúco e Escorpião. Essa é uma das regiões de formação de estrelas mais próxima da Terra, permitindo assim que ela seja estudada em maiores detalhes do que regiões similares porém mais distantes como a Nebulosa de Órion.


A maravilhosa variedade de diferentes cores vistas nessa imagem representa diferentes comprimentos de onda da luz infravermelha. A nebulosa branca no centro da imagem está brilhando devido ao aquecimento provocado pelas estrelas próximas, resultando no que é chamado de nebulosa de emissão. O mesmo ocorre para a maior parte do gás de múltiplas tonalidades que prevalece em toda a imagem, incluindo a aparência em forma de arco azulada na parte inferior direita da imagem.


A área vermelha brilhante na parte inferior direita é da luz proveniente da estrela no centro, a Sigma Scorpii, que é refletida pela poeira ao redor criando o que se chama de uma nebulosa de reflexão. E as áreas mais escuras que se dispersam através da imagem são pedaços de gás frio e denso que bloqueia a luz de fundo, resultando na chamada nebulosa de absorção, ou nebulosa escura. Os detectores de comprimentos de onda mais longos do WISE normalmente conseguem ver através das nebulosas de absorção, porém nesse caso essas nuvens são excepcionalmente opacas.



Os objetos rosa brilhantes a esquerda do centro são objetos estelares jovens (YSOs). Essas estrelas estão se formando agora, muitas delas ainda estão encapsuladas em sua própria nebulosa compacta. Na luz visível esses YSOs são completamente invisíveis na nebulosa de absorção que os rodeia. É possível ver algumas das estrelas mais velhas da nossa Via Láctea nessa imagem, encontradas em dois separados aglomerados globulares muito mais distantes.  


O primeiro aglomerado, o M80 está localizado na borda direita da imagem. O segundo é o NGC 6144, que é encontrado perto da borda inferior da imagem. Ambos parecem como pequenos e compactos grupos de estrelas azuis. Os aglomerados globulares como esses normalmente abrigam algumas das mais antigas estrelas conhecidas com 13 bilhões de anos, nascidas pouco depois do Universo ter sido formado.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

[UFO] - Arquivos de Ovnis Perdidos [Completo]


 


Neste documentário mostra várias provas de aparições de ovnis, que foram perdidas e censuradas e outros que foram dadas como fraudes, mas neste documentário prova  que essas aparições são reais e ainda mostra os registros do maior ufólogo de todos os tempos.

Extraterrestre o uma forma de vida terrestre não conhecida?





No Chile, dizem ter encontrado um extraterrestre. Ele foi encontrado ao lado de uma estrada e guardado em um frasco. 


Sua aparência é de olhos grandes e uma enorme cabeça desproporcional ao corpo, tendo uma baixa estatura.

                                            

Um chileno na cidade de Fresia, encontrou durante a condução de uma rota, uma estranha criatura, com aparência pequena e extraterrestre. Seu sobrinho que estava com ele disse em um programa de TV que viram  primeiro uma grama ardente ao lado do caminho. E ao estacionar sua moto, observaram o corpo estranho que poderia ser de um alienígena.


Quando chegaram em casa, colocaram-no em um frasco de líquido conservante e tiraram as fotos. Hugo Mazuela, um apresentador de um programa de televisão paranormal chileno, disse que "isso merece uma investigação clara e concreta, porque há casos em que há supostas gravações extraterrestres que acabam sendo falsas.


Ele também acrescentou que terão de fazer as investigações necessárias para determinar se essa estranha criatura se trata de um feto humano, animal, ou se possui um DNA estranho que pode ser atribuída a um ser alienígena. Mas as fotos são claras, investigações precisam ser feitas para validar a noticia ou desmascarar uma fraude.

A destruição do universo pelo lado escuro.



A energia escura, é a misteriosa substância que gera a expansão acelerada do universo, poderá causar a destruição da matéria visível em aproximadamente 17 bilhões de anos, segundo um grupo de astrofísicos,  autores de um estudo recente.


"Se o fim do mundo é real, quanto tempo até a sua chegada? De acordo com nossos cálculos, no melhor dos casos, vai ocorrer em aproximadamente trilhões de anos, mas na pior das hipóteses seria dentro de 17 bilhões de anos, devido ao "Big Rip", ou "dia do juízo final cósmico'", disseram os cientistas.


Nesta pesquisa, realizada em conjunto pela Universidade de Ciência e Tecnologia da China, do Instituto de Física Teórica, da Academia Chinesa de Ciências, Universidade de Pequim e da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos. 


Pesquisadores, sob a direção do astrônomo Xin Zhang foi dada a tarefa de analisar exaustivamente a energia escura, que poderia fornecer 70% do conteúdo atual do universo.


Ao contrário da matéria escura, que aparentemente é o elemento que sustenta o universo, o que é ainda incerto, a energia escura faz o contrário, aumentando a expansão espacial.


Nas últimas três décadas, os cientistas encontraram algumas pistas importantes para responder as perguntas sobre a origem do universo. De acordo com a teoria do "Big Bang", desenvolveram um quadro para explicar sua origem, no entanto, para prever o destino a natureza da energia escura é fundamental.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A cidade submersa no lago de qiandao




                                                                      




Em 1959, o governo comunista da China construiu sua primeira usina hidrelétrica no condado de Chun'an para abastecer com energia às cidades do leste do país, como Shanghai e Hangzhou. Por este motivo, as cidades de Shicheng e Hecheng foram submersas no Lago de Qiandao junto com 27 aledeias e mil vilas. Com isso, 290 mil habitantes migraram da região.
Em março de 2011, a revista Chinese National Geography publicou uma série de fotos mostrando a beleza das cidades submersas, chamando novamente a atenção do público aos dois cenários históricos.
Hecheng, construida há 1800 anos, era uma cidade comercial e próspera, mas foi destruída em sua maior parte após o alagamento. Enquanto a cidade de Shicheng, ou cidade de Leão, cujo nome vem da Montanha dos Cinco Leões, foi construída há 1400 anos. Até hoje preserva muitas ruínas, pagodes, templos, arcos e cemitérios sob a água.

Em 2001, uma companhia de mergulho de Beijing começou a desenvolver projetos turísticos no Lago de Qiandao. O governo local lembrou a história das cidades antigas e pediu a ajuda dos mergulhadores para localizá-las. A descoberta foi incrível! Os mergulhadores encontraram o muro da cidade e até pegaram um tijolo.
Entre 2001 e 2011, o governo local organizou cinco expedições para descobrir detalhes da cidade de Shicheng. Para Liu Jinyong, gerente de um clube de mergulho em Chun'an, a cidade antiga nas profundezas do Lago de Qiandao é a mais bonita que já viu. As vigas, escalas e tijolos de algumas casas não apodreceram; o muro dos pátios parece intacto, com esculturas bem trabalhadas. Tirando a lama no muro, pode se ver a cal nas fendas dos tijolos; o portão-arco oeste da cidade ergue-se sem perder o funcionamento. Os mergulhadores até descobriram uma telha esculpida com caracteres que diziam "Fabricado no 15º ano do Imperador Guangxu".
Graças ao sistema de GPS, os pesquisadores localizaram os principais edifícios, ruas, ruínas e arcos da Cidade de Leão. Ao todo, são mais de 200 arcos comemorativos submersos na água.
Qual é o futuro da cidade submersa?Essa é uma questão que chama atenção do público. Atualmente, a Usina Hidrelétrica de Xin'anjiang está quase inativa. O Lago de Qiandao já perdeu seu sentido de fonte de energia elétrica. Por isso, após a descoberta da cidade na água, uma ideia ambiciosa surgiu – baixar o nível do lago em 30 metros para que a cidade antiga seja revista pelo público. No entanto, a cidade que está debaixo d'água há 50 anos, pode não resistir à mudança do ambiente. Mais importante é que, o Lago de Qiandao já é um postal do turismo chinês por sua paisagem bela, clima fresco e milhares de ilhas. Além disso, o lago se tornou a fonte da água potável para fabricação de cerveja e água mineral, trazendo bastantes benefícios ao local. Outra preocupação é que queda do nível da água poderia prejudicar os interesses econômicos da região.

Em janeiro de 2011, a cidade submersa de Leão foi catalogada como patrimônio da província de Zhejiang. Para o ex-diretor de Proteção da Antiguidade do Condado de Chun'an, Fang Minhua, a melhor proteção para a cidade submersa é mantê-la sob a água. Visto que a tecnologia atual não pode garantir a segurança dos materiais que compõem a cidade após eles retornarem à superfície. 

Biosferas subterrâneas,onde a vida como conhecemos pode florescer...


Um novo estudo sugeriu que, o número de planetas potencialmente habitáveis ​​é maior do que se pensava Um novo estudo sugeriu que, o número de planetas potencialmente habitáveis ​​é maior do que se pensava anteriormente. O estudo, publicado no British Science Festival (Aberdeen), baseia-se num novo modelo de cálculo que inclui a quantidade de água que existe por baixo da superfície dos planetas.
Até agora, as investigações foram realizadas através de análise de águas detectadas em superfícies. A novidade deste trabalho é que ele é capaz de identificar os planetas que contêm água em estado líquido no seu interior, devido ao aquecimento global.
Especialistas explicaram que os planetas que estão muito perto de sua estrela, a água de sua superfície foi perdida por evaporação, enquanto que em outros planetas mais distantes do seu sol a água está congelada. Por isso, estabeleceram uma distância definida a qual um planeta deve estar em sua estrela, de modo que poderia ser habitável. É a assim chamada "zona habitável".
O autor do estudo, Sean McMahon, destacou que o que favorece a vida, seria uma  distância em que permitem que a superfície de um planeta similar à Terra seja nem muito quente nem muito frio, é a água possa estar em estado líquido.
Os exoplanetas que estão nessa área, são ideais para suportar a vida, disse o pesquisador, que acrescenta que esta teoria "ideal" é muito simples, porque "há habitats importantes de organismos abaixo da superfície da Terra, que se estende por vários quilômetros de profundidade."
Assim, esses exoplanetas podem receber calor de duas maneiras: directamente a partir de uma estrela ou a partir do fundo do próprio planeta. Assim como descer através da crosta da Terra, as temperaturas começam a aumentar. Mesmo quando a superfície está congelada, a água pode ser esquentada debaixo do solo.
Portanto, este novo estudo se concentra em encontrar água líquida no interior dos planetas, porque, de acordo com outro dos cientistas deste trabalho, John Parnell, "a maior parte da vida de um planeta pode estar na sua biosfera profunda".



Neste sentido, McMahon declarou que "se levarmos em conta a possibilidade de biosferas profundas terem condições favoráveis a vida, não devíamos mais levar em conta a distância que é aplicada entre a estrela e o planeta, pois as condições de um planeta para suportar a vida não é definido apenas pelo estado de sua superfície."
Peritos destacaram a importância destes dados, porque graças a este novo estudo, podemos expandir o número de planetas que até agora eram considerados habitáveis, e talvez achar a nossa próxima morada.







O plano dos seres Cinzas....



                  
Aqui começa a história dos seres cinzas, que acredita-se que são os ´´vilões`` da história a questão é são benéficos ou maléficos?  





















Aqui termina uma pequena parte da história dos denominados seres cinzas, com diversos relatos de que estaria acontecendo o cruzamento de duas espécies, a questão é como isso afetará a próxima geração?















domingo, 23 de setembro de 2012

Segredos da Área 51 - parte 5 final




Fim desta megaprodução e da aventura destes repórteres corajosos que tiveram a ousadia de enfrentar os militares desta base e nos mostrar parte da verdade.

Segredos da Área 51 - parte 4




Segredos da Área 51 - parte 3



Segredos da Área 51 parte 2



O que é a Área 51? aqui veremos os seus segredos!




Inicia-se aqui uma jornada entre os diversos mistérios que o Deserto de Nevada - EUA pode nos levar, esse é o primeiro vídeo de uma megaprodução e  vocês verão os outros 4 vídeos aqui mesmo, e não esqueçam de comentar o que vocês acharam.

1937 - O Roswell Alemão









Dez anos antes que uma nave alienígena caiu na propriedade do fazendeiro Brazel Mack nas proximidades de Roswell, Novo México, um disco voador perdeu o controle e caiu no campo da Alemanha nazista.


Essa incrível história - acobertada pelos EUA e a URSS por mais de 70 anos - que supostamente é a verdadeira base de pesquisa nazista de aeronaves do tipo ovnis. Hitler e Himmler estavam obcecados com a ideia de tecnologia alienígena e discos voadores, e seus físicos fizeram experiências incríveis com tais tecnologias, culminando em aeronaves em formas de discos voadores clássicos. 


O ano era 1937, enquanto a Alemanha nazista renascia das cinzas da antiga República Democrática Alemã e se tornava a primeira superpotência verdadeiramente global, uma coisa incrível aconteceu: Uma aeronave de procedência extraterrestre se chocou contra o solo alemão. 


O exército alemão estava lá para pegar as peças do Ufo acidentado. Não há registro indicando se os corpos também foram recuperados.


Quando a notícia de um artefato extraterrestre danificado foi capturado chegou na mesa de Fuehrer, ele imediatamente ordenou os elementos da Luftwaffe e os melhores especialistas em aviação alemã para peneirar os destroços. Aparentemente, a placa danificada foi transferida para uma instalação de armazenamento de 24 horas sob guarda perto da Rhein. Algumas peças também foram levadas para uma instalação perto da fronteira austríaca.


Supostamente os membros da equipe que trabalharam na tecnologia alienígena avançada vieram da Luftwaffe, o Ministério de Armas nazista, chefiada por Albert Speer e do conselho de investigação formal, e também do "Reichsforschungrat", composto por acadêmicos e engenheiros industriais.


As equipes se reuniram para fazer engenharia reversa, entre os especialistas foram chamados os irmãos Horten - que mais tarde projetaram e testaram a primeira aeronave revolucionária do mundo, a "Asa Voadora", que possui a configuração de aeronave mais eficiente do ponto de vista da aerodinâmica e peso estrutural. Algumas das tecnologias resultantes podem ter sido extraído do estudo intensivo da nave extraterrestre, apesar de não ter sido documentado.


Mais tarde, essa tecnologia extraterrestre teria sido aproveitada por Viktor Schauberger.  Esse foi o inventor do motor revolucionário que criou o vórtice de implosão.


Esse motor pode ter sido a base para as experiências realizadas na Polônia, como o dispositivo Glocke ou também chamado de (Bell),  que teria criado divisões inter-dimensionais do espaço-tempo, possibilitando assim uma viagem temporal, ao qual muitos afirmam que teria sido realizadas por muitos cientistas nazistas, os quais literalmente "desapareceram" sem deixar rastros após o fim da Guerra.


O famoso pesquisador italiano Renato Vesco documentou em seu  clássico, livro sobre a  verdadeira história dos discos voadores afirma que os nazistas estavam trabalhando em vários sistemas de propulsão avançados e rudimentares dispositivos anti-gravidade e os colocavam em seus aviões em forma de disco ou lenticulares.





Aliás, esses aviões em formato de discos voadores foram muito avistados nos céus de toda a Alemanha nazista, muitos pilotos aliados declararam terem se deparado com fantásticas naves que desafiavam as leis da física. Teria realmente o incidente da queda de uma nave extraterrestre ocorrida em 1937, colaborado para que os nazistas adquirissem uma tecnologia que não é deste mundo, mas extraterrestre?

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Curiosity - Restos humanos no planeta vermelho?


Cientistas estão analisando as fotos enviadas recentemente pelo robô Curiosity, tiradas da superfície de  Marte para realizar pesquisas e fornecer alguma evidência da suposta chegada dos seres humanos muito antes ao planeta vermelho.O robô Curiosity, em missão ao planeta Marte, tem como objetivo pesquisar o solo e enviar fotos que ajudam os pesquisadores a explorar mais em profundidade o planeta vermelho, suas características e seus mistérios.
O programa UFO Hunters, programa de televisão muito popular, também recebeu as imagens e a equipe ficou tão entusiasmada com envolvimento com a análise das provas.
Depois de um longo estudo descobriram o que seria um "dedo humano" fossilizado. Claro, para alguns, é uma rocha com estranha formação, mas temos que levar em conta que está foto passou por uma séria análise profissional.
Outra estranha anomalia que deixou muitos pesquisadores intrigados. Você vê acima uma formação incomum de uma rocha, ou algo que se assemelha muito há um sapato?



UFO é flagrado em Três Pontas

A cidade de Três Pontas, sul de Minas Gerais, entrou para o mapa ufológico nacional com o vídeo divulgado pelo portal G1, mostrando o que parece ser um objeto com formato discóide ou elíptico voando em meio a nuvens. A gravação foi enviada para a seção Vc no G1 do portal pela advogada Laís Aparecida da Silva Correia. Laís é madrinha da autora da gravação, feita quando um grupo de quatro crianças com idades próximas aos 13 anos brincavam no quintal de sua casa.


OVNIs registrados em Marte seriam defeitos de câmera


Uma imagem registrada pela sonda Curiosity em Marte levou a boatos na internet de que o robô tinha capturado óvnis no céu do planeta vermelho. Contudo, um especialista afirma que os pontos não estão no céu marciano, mas no sensor da câmera - é apenas um erro que ocorre frequentemente. As informações são do site Huffingto.

O usuário do YouTube StephenHannardADGUK chegou a postar um vídeo em que usa uma série de filtros na imagem para destacar os estranhos pontos. "Após ver o vídeo, fica bem claro que essas anomalias têm um pixel de tamanho", diz Marc Dantonio, analista que faz efeitos especiais e estuda vídeos de óvnis.

"Eu concordo plenamente que são pixels mortos", diz Dantonio ao site. "Todos os CCDs (sensores das câmeras digitais) têm eles, e em uma atmosfera branda como a de Marte, eles ficam bem óbvios, ao contrário de uma atmosfera ativa como a da Terra, onde podem ficar escondidos por um longo tempo antes de alguém notar."



Nebulosa Escura Vista como Nunca Antes.


A Nebulosa do Cachimbo é o exemplar perfeito de uma nebulosa escura. Originalmente os astrônomos pensavam que estas eram áreas do céu onde não existiam estrelas. Mais tarde, descobriu-se que as nebulosas escuras são na realidade constituídas por nuvens de poeira interestelar, tão espessas que bloqueiam a radiação que vem das estrelas
 que se encontram por trás. A Nebulosa do Cachimbo aparece-nos sob um fundo de nuvens estelares próximas do centro da Via Láctea na constelação de Ofiúco (ou Serpentário).

Barnard 59 forma a boquilha da Nebulosa do Cachimbo [1] e está retratada nesta nova imagem do Wide Field Imager, montado no telescópio MPG/ESO de 2,2 metros. Esta estranha e complexa nebulosa escura situa-se a cerca de 600-700 anos-luz de distância.

A nebulosa retira o seu nome do astrônomo americano Edward Emerson Barnard, que foi o primeiro a registar de forma sistemática as nebulosas escuras por meio de longas exposições fotográficas e um dos que reconheceram a sua natureza empoeirada. Barnard catalogou um total de 370 nebulosas escuras em todo o céu. Um homem empreendedor, comprou a sua primeira casa com o dinheiro que ganhou ao descobrir vários cometas. Barnard era um excelente observador, possuidor de uma visão fora do comum, que fez várias contribuições em muitas áreas da astronomia no final do século XIX e princípio do século XX.

À primeira vista, a nossa atenção foca-se no centro da imagem onde nuvens escuras interligadas se parecem com as pernas de uma aranha gigante na sua teia de estrelas. No entanto, e depois de alguns momentos começamos a reparar em vários detalhes. Formas indefinidas no meio da escuridão são iluminadas por novas estrelas que se formam. A formação estelar é bastante comum no interior de regiões que contêm nuvens moleculares densas, tais como as nebulosas escuras. A poeira e o gás juntam-se sob a influência da gravidade e mais e mais matéria é atraída até que se forma uma estrela. No entanto, comparada com regiões semelhantes, a Barnard 59 tem relativamente pouca formação estelar e possui por isso ainda muita poeira.



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Suposto Ovni visto em São Paulo


OVNI visto em São Paulo?
Vídeo amador do Brasil parece mostrar um OVNI pairando sobre a cidade de São Paulo antes de desaparecer em um flash de luz.

Um vídeo, exibido na TV brasileira, mostra imagens desfocadas de um objeto em forma de disco pairando nas nuvens por cerca de um minuto - antes de desaparecer num flash brilhante seguido por um rastro de explosões coloridas.


A estação de televisão explicou que o clipe foi gravado por dois motoristas que viram o objeto enquanto estavam dirigindo perto da cidade de Agudos, no estado de São Paulo. Eles pularam para fora do carro para filmar o vídeo com sua câmera de mão.


De acordo com a estação de TV, o cinegrafista relatou que a Terra tremeu, ao mesmo tempo em que o objeto voador não identificado desapareceu em uma explosão de luz. No entanto, o Serviço Geológico dos EUA não registrou nenhuma atividade sísmica na área.


O especialista em edição de vídeo Philip Cavaca lançou dúvidas sobre a autenticidade das imagens. Ele disse ao G1 que o filme era uma montagem bem-feita, mas ainda assim apenas uma brincadeira.


"Isso pode ser visto em um frame", disse ele ao G1. "Quando o caminhão passa, você pode constatar que o OVNI foi movido, o que é imperceptível a olho nu." De acordo com Cavaca, ao congelar a imagem do exato frame alterações do OVNI podem ser vistas.

Fenômeno chamado ORBES - Círculos ou esferas de lu


Vários sites, ufólogos e curiosos têm questionado o fenômeno chamado ORBES, ou ORBs na sigla em inglês. Este fenômeno diz respeito à aparição de círculos ou esferas de luz no céu, e milhares de fotografias já foram divulgadas.


Em razão da grande divulgação do termo na internet, a palavra orb passou a ser aplicada para designar objetos esféricos, geralmente pequenos, que surgem de forma misteriosa em fotografias.


Algumas pessoas acreditam que os orbs são sondas extraterrestres, invisíveis ao olho humano. As imagens fotografadas desse fenômeno apresentam brilho, cor e transparência variável e aparecem nas mais diversas situações.


Outras pessoas defendem que os orbs são espíritos. No entanto, a teoria mais divulgada é a de que eles seriam pequenos globos de energia enviados por extraterrestres.


Deixando de lado toda essa fantasia  a respeito dos orbes, a verdade é que vários ufólogos já descartaram as hipóteses de vida extraterrestre influenciando esse fenômeno.


Existe uma explicação científica para este efeito que afirma que os ORBs nada mais são do que insetos, pássaros e micro partículas em suspensão na atmosfera.



Um enorme fragmento de OVNI é encontrado na Sibéria


Um objeto de metal do tamanho de um Fusca da Volkswagen  foi descoberto perto de uma aldeia na Sibéria. Os moradores locais presumem que o objeto tenha recentemente caído na Terra, vindo diretamente do espaço. Mas funcionários da agência espacial da Rússia examinaram a peça e afirmam que ela "não está relacionada à tecnologia espacial."

Os moradores descobriram o objeto, que pesa cerca de 200 kg, tem forma cilíndrica e estava tampado, no dia 18 de março numa floresta perto da aldeia de Otradnesnky. Eles ligaram aquilo que chamaram de "fragmento OVNI" a um reboque e o arrastaram através da neve, levando-o para a aldeia.


Eles, então, alertaram as autoridades de Moscou, de acordo com uma reportagem do jornal britânico Telegraph. O objeto foi confiscado para passar por uma inspeção.


Após o exame inicial, um funcionário da agência espacial russa, teria dito: "O objeto encontrado não está relacionado com tecnologia espacial, mas uma conclusão definitiva só poderá ser feita após um estudo detalhado do objeto por especialistas".


Parte do fragmento é feito de titânio, de acordo com autoridades distritais. Testes adicionais mostraram que ele não era radioativo.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...